quinta-feira, 24 de janeiro de 2013



Matrícula para escolas municipais vai até sábado


O Teatro Popular da cidade, localizado no Caminho Niemeyer, ficou lotado de pais interessados em fazer inscrição. Foto: Guto Maia

 O Teatro Popular da cidade, localizado no Caminho Niemeyer, 
ficou lotado de pais interessados em fazer inscrição. 

Foto: Guto Maia

Por: Julianna Prado 23/01/2013

Município já tem quase 29 mil matriculados para educação infantil e ensino fundamental. Número já supera o de alunos inscritos na rede pública de Niterói

O primeiro dia de inscrição presencial para vagas ociosas nas escolas municipais de Niterói foi marcado por uma extensa fila e grande espera. Quase quatro mil vagas na educação infantil e no ensino fundamental estão sendo oferecidas aos alunos residentes do município até o próximo sábado. Até o momento, aproximadamente 29 mil matrículas na rede municipal foram concretizadas.
Desde a primeira hora de atendimento, por voltas das 8h de quarta-feira, pais e responsáveis de alunos se aglomeraram no Teatro Popular, localizado no Caminho Niemeyer, munidos de documentos para garantir uma vaga no ano de 2013. A escolha do local para o cadastramento foi estratégico.
Segundo o secretário municipal de Educação, Waldeck Carneiro, a localização para o cadastramento de matrículas presenciais teve o objetivo de oferecer mais conforto aos responsáveis, devido à proximidade ao Terminal Rodoviário e da disponibilidade de assentos no auditório.
Mãe de dois filhos, a administradora Luana Torres da Silva, 31 anos, foi uma das pessoas que ficaram cerca de horas sentadas na fila esperando para conseguir uma vaga no ensino público. “Estou aqui para fazer a inscrição do meu filho de 9 anos. O mais novo, de 6 anos, eu consegui fazer a matrícula através do atendimento pelo telefone, o mais velho, não!  Quero conseguir uma vaga no bairro Várzea das Moças, porque é próximo à minha casa”, contou a administradora que mora há 13 anos no município.
Mesmo com a alta procura de vagas por moradores de outros municípios, o presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, José Henrique Antunes, enfatizou que a cidade precisa dar prioridade aos alunos residentes do município. “Isso é um resultado de um planejamento que se iniciou em meados de dezembro do ano passado. Estamos em um processo de ampliação da rede municipal, mas também há características que precisam ser consideradas. Por exemplo: Nós temos hoje um contingente razoável de pais/responsáveis que vêm de São Gonçalo e que temos que administrar. Em segundo plano temos a  expansão que está acontecendo hoje na nossa rede. Estamos com escolas que estão sendo construídas, escolas sendo reformadas, e que estão possibilitando um aumento de vagas”, contou.
Mais escolas- Apesar da grande procura por unidades escolares, o secretário municipal de Educação de Niterói, Waldeck Carneiro, informou que até o fim deste ano, cinco unidades serão inauguradas. Duas escolas estarão prontas no próximo mês. A partir de fevereiro, moradores do Fonseca já poderão contar com  Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei), na Vila Ipiranga e outra no Ponto Cem Réis.
Os bairros de Itaipu, Caramujo, Sapê, São Domingos e Piratininga, também serão contemplados até o fim do segundo semestre. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, após a fase da matrícula, um grupo de estudo fará  uma radiografia para saber onde a prefeitura deve investir na educação.
“Este grupo vai fazer um estudo para saber onde estão os espaços que ainda não estão ocupados. Por exemplo, o Engenho do Mato possui carência de equipamentos. Pendotiba e Santa Rosa, também. Por isso, estamos universalizando o atendimento do ensino fundamental”, comentou Henrique.
Para realizar a matrícula, responsáveis devem apresentar: cópia e original da certidão de nascimento, declaração de escolaridade do estudante, cópia e original da carteira de identidade e CPF do responsável, cópia e original do comprovante de residência. As matrículas vão até o próximo sábado.

O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário