quarta-feira, 21 de março de 2012

Motoristas de ônibus acusados de ofender moralmente crianças


Motoristas de ônibus acusados de ofender moralmente crianças

Os pais de uma estudante de 11 anos, que foi ofendida moralmente por um motorista da Viação Pendotiba, fizeram um abaixo assinado, na manhã de ontem, coletando os nomes de mães e filhos, que já sofreram o mesmo problema. A manifestação ocorreu em frente a Escola Municipal Felisberto de Carvalho, na Vila Progresso, onde a menina insultada estuda. Em poucos minutos, a lista já avolumava cerca de 30 nomes.
Os xingamentos, que começaram às 7h30min de anteontem, chocaram os passageiros do coletivo e ocorreu devido a um problema na leitura do cartão Riocard. “Fui levar a minha filha para a escola e o cartão do Riocard apresentou problema na leitura. Mesmo com uma declaração da escola, em mãos, informando que o cartão dela está ativo, o motorista impediu que ela entrasse pela frente no ônibus. Ainda disse: Não sou obrigado a abrir a porta pra criança com papel na mão. Não vou dar carona para vagabundos. Os passageiros ficaram horrorizados, uma senhora ficou sensibilizada e pagou a passagem da minha filha”, disse a dona de casa Luciene Ferreira de Almeida, 32 anos. Ela afirmou que esta situação está ocorrendo com muitas crianças e jovens da rede pública.
Depois de embarcar com a filha, os insultos do motorista continuaram. O que fez com que a mãe ao invés de descer no ponto em frente à escola, fosse com a criança para prestar queixa no 2º Conselho Tutelar, também no mesmo bairro. “Quando saltamos, ele nos xingou mais uma vez, perguntando: As vagabundinhas vão dar queixa, é”, relembrou Luciene. À tarde, ela e seu marido prestaram queixa de constrangimento, contra o motorista, na 79ª DP (Jurujuba).
O casal relatou que o Riocard está com problemas desde o início das aulas. Eles procuraram a Secretaria Municipal de Educação que confirmou a regularidade dos cartões. Ao questionarem o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), a entidade reconheceu o problema, mas cobrou uma taxa de R$ 50 para a regularização.
André Cordeiro, conselheiro do 2ªConselho Tutelar, encaminhará uma notificação, hoje pela manhã, à empresa Pendotiba e ao motorista. A viação terá que comparecer ao conselho para prestar esclarecimentos sobre o caso. “Foi intolerância e descaso social do motorista. Um desrespeito”, relatou Cordeiro. Em relação às ofensas proferidas pelos motoristas das viações de ônibus aos alunos da Rede Pública Municipal, a Comissão de Direitos Humanos da Alerj informou que não há denúncias sobre o caso, mas conselha aos pais a encaminharem as reclamações ao órgão para que possam ser tomadas as devidas providências.
Vera Lúcia Bomfin e Princila Ribeiro também mães que tiveram os filhos maltratados pelos motoristas da Viação Pendotiba, foram unânimes ao afirmar que este não é um caso isolado.
A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME) informaram que desconhecem o problema, uma vez que os validadores do RioCard da escola em questão estão em pleno e perfeito funcionamento. Vale ressaltar que o dispositivo é recarregado de acordo com a frequência do aluno de modo que a evasão escolar seja coibida. A SME e a FME também entraram em contato com o Setrerj que comunicou sobre o desconhecimento da situação. 
O superintendente do Setrerj, Márcio Barbosa, informou que não há nenhum registro no sistema sobre problemas na rede do Riocard escolar. De acordo com ele, o sindicato entrará em contato com a diretora responsável pela escola para saber se há algum problema.
O coordenador operacional da Viação Pendotiba, Peçanha de Carvalho, afirmou que já convocou o motorista para prestar esclarecimentos no Departamento de Recursos Humanos. Caso seja comprovado o caso, serão tomadas as devidas providências e, dependendo da gravidade, pode ocorrer a demissão. Em relação ao ofício da escola constatando que o cartão estava ruim, por lei, nenhum ofício dá direito a viajar gratuitamente no coletivo, somente o Riocard.
A assessoria de comunicação da Polícia Civil informou que todos os envolvidos estão sendo intimados para prestar depoimento. Segundo nota, agentes da delegacia estão em busca de testemunhas que tenham presenciado o fato para ajudar nas investigações. 

Publicado em: 21/03/2012

Texto: Paulo Roberto Saboya e Priscila Andrade
Foto: Bruno Eduardo Alves 


Nenhum comentário:

Postar um comentário